“Ser mulher é ser princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40 e especial a vida toda. Ser mulher é saber ser super-homem quando o sol nasce e virar cinderela quando a noite chega. Ser mulher é acima de tudo um estado de espírito, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo.”

domingo, 2 de agosto de 2009

hoje...
Resolvi esclarecer uma palavra muito usada entre nós mulheres..
A Inveja!!!
Nosso primeiro passo seria entender o que é esta palavra...
Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada a um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação a outra.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".
Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.
Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no
darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

Então... está palavra é muito usada entre nós mulheres...
Mania de dizer que uma tem inveja da outra, maneira de se auto defender de ataques, sejam eles merecidos ou não...
Viver na defesa é não curtir a vida... è limitar-se ao medo...
Acreditar que todos tem inveja de você é ter a sua auto afirmação de que já é uma vitoriosa, porém eu acredito que por mais vitórias que possamos ter, enquanto existir vida eu lutaria por mais vitórias a cada dia...
Então eu não me sintiria 100% vitoriosa... Não acredito que todos me invejam...
Pq ninguém é perfeito...
Eu acreditar que todos me invejam, que eu sou perfeita, seria uma hipocrisia da minha parte...
Admiro aqueles que são vitoriosos, e o máximo que eu posso fazer diante deles é admira-lós...desde que seja uma vitória merecida. Não admiro aqueles que possuem uma "vitória", oriunda de jogo sujo, de corrupção, de coisas que não são de Deus...
Admiro aqueles vitoriosos merecedores da sua própria vitória, e humildes diante da vida, que sabem que ela ainda não acabou...
Tenho pena daqueles que pouco tem e usam desse tão pouco para atingir as pessoas, isso sim é inveja pra mim...
Mais que eu posso fazer diante desta situação, viver na defesa para não me atingirem?
Jamais...
Eu penso que a vida vai ensina-lós a viver e a lutar... Se o sucesso que ela deseja seja o meu, eu irei ensina-lá a como chegar lá...
Muitas pessoas acreditam que ensinar o sucesso ao próximo seria correr o risco de perder seu próprio lugar...
Porém, acredito que cada um tem o que merece!!!!
Só isso e nada mais....
Por isso, Vivo a minha vida... Só isso...
Um conselho de mulher, não ache que as pessoas tem inveja de você, não viva na defesa...
Lute, batalhe, aprenda, seja humilde, Ame, Sorria, tenha vitórias merecidas, seja elogiada por seus méritos, se não for... eles de nada valerão pra sua vida!!!! Faça por merecer!!!!
Beijosss!!!!

5 comentários:

  1. Oi Náh...
    eu li o q vc escreveu sobre a "inveja", amei o final com suas palavras, simplesmente disse tudo... Temos q viver a nossa vida e não ligar para o q os outros dizem!!! ta lindo o seu Blog!!!
    Bjãoooo
    Te Adoro !!!
    Júh

    ResponderExcluir
  2. Humildade é a arma mais poderosa contra a inveja !!!!!!

    Brigada Juh... tb te adoro !!!

    ResponderExcluir
  3. Curiosidade ...
    A cor verde é o símbolo da inveja...
    A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster, em inglês) se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja.

    ResponderExcluir
  4. Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

    Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria da sua mostra simplesmente que lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.

    Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".

    ResponderExcluir
  5. Só tem inveja quem não tem competência para fazer o mundo da forma que quer.

    Pense nisto meu amor.

    ResponderExcluir